FGC - Quem Somos

QUEM SOMOS

 

Clique aqui para assistir o vídeo institucional sobre o FGC.

 

Criação

Desde a década de 90, por conta da crescente preocupação das autoridades com a estabilidade do sistema financeiro, começaram a surgir, de maneira formal, os sistemas de garantia de depósito, o que acabou se tornando uma verdadeira tendência mundial. O Brasil, por sua vez, não ficou para trás.

A estabilidade do sistema financeiro pode ser entendida como a implementação de instrumentos de acompanhamento e controle que formam espécies de redes de proteção.

Empréstimos de última instância, regulação eficaz, fiscalização eficiente, estrutura legal adequada e proteção direta a depositantes, por meio de um sistema garantidor, são alguns dos componentes dessa rede e visam um sistema bancário sólido e saudável.

É dentro desse contexto que, em agosto de 1995, uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza a “constituição de entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras", segundo termos do documento.

Dessa forma, em novembro de 1995, nasce o Fundo Garantidor de Créditos - FGC (CNPJ nº 00.954.288/0001-33), uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado. Muito mais do que “pagador de dívidas”, que só surge em cena em momentos dramáticos, o FGC conta com profissionais preparados para agir de maneira preventiva em todo o sistema bancário e financeiro, atuando de maneira pontual e, muitas vezes, silenciosa para garantir um funcionamento fluido e harmônico de todo o sistema.

 

 

 

 

NOSSA IDENTIDADE

Missão

f38d194e-b5b8-4aae-9b4d-de5098a4bb70_600x400_636275188443940000

Proteger depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites estabelecidos pela regulamentação.

f38d194e-b5b8-4aae-9b4d-de5098a4bb70_600x400_636275188429940000

Contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional para a prevenção de crise bancária sistêmica. 

Visão

Ser inequivocamente reconhecida como uma organização privada de interesse público, guiada pela excelência e pela valorização das pessoas.

 

Propósito

Contribuir para a confiança das pessoas no Sistema Financeiro Nacional e, assim, para o desenvolvimento econômico e social do País.

 

Valores

Excelência

Segurança, Monitoramento e Gestão de Riscos, Melhoria Contínua, Produtividade, Criação e compartilhamento de Conhecimento.

Pessoas

Integridade, Respeito, Diversidade, Atitude de Dono, Diálogo Aberto, Trabalho em Equipe e Desenvolvimento de Talentos.

Princípios de Confiança

  • Rigor técnico para preservar a imparcialidade e a isenção
  • Legitimidade para ser respeitado
  • Tempestividade para ser eficiente e justo