Pagamento de garantia

Conheça mais sobre como funciona o pagamento de garantia do FGC

Pagamento de garantia: Banco Master

Foi decretada a liquidação extrajudicial do Banco Master, Banco Master de Investimento, Banco Letsbank e Master Corretora de Câmbio, conforme Atos do Presidente do Banco Central publicados em 18/11/2025, n.º 1.369, 1.371, 1.372 e 1.373.


Os valores garantidos, nos termos da regulamentação, serão pagos após o recebimento das informações das instituições que estão sendo consolidadas pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central) com o apoio do FGC.


Após essa etapa de preparação da base de dados, o pedido da garantia será finalizado pelos credores: Pessoas Físicas completarão a solicitação pelo aplicativo para celulares e Pessoas Jurídicas pelo site.

 

Informações Importantes:

 

  • O Fundo Garantidor de Créditos - FGC ALERTA que não autoriza ou credencia nenhum tipo de Instituição ou empresa, com intuito de intermediar/propor qualquer tipo de “negociação” para recebimento do valor garantido pelo FGC, muito menos solicitando o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores.
  • O atendimento do banco para outros assuntos está sendo realizado pelos canais de comunicação disponibilizados pela própria Instituição (e-mail: credores@bancomaster.com.br).
  • Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.

Como funciona o processo de pagamento

O pagamento da garantia começa quando o Banco Central decreta a liquidação de uma instituição financeira.

O liquidante envia uma lista das pessoas credoras e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para o FGC processar os pagamentos a serem realizados.

Banco Central decreta a liquidação da instituição

A Instituição em intervenção/liquidação prepara e envia a lista de pessoas e valores a serem pagos para o FGC. Esse processo pode levar, em média, 30 dias úteis a partir da falência. 

Pedido de garantia 

Com as informações recebidas da instituição, o FGC libera a solicitação no aplicativo para que os credores cadastrem a conta bancária, façam a validação da biometria e o envio de documentos. 

Pagamento de garantia 

Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo app, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada.

Pagamento para Pessoa Física (PF)

A solicitação do pedido de pagamento de garantia para pessoa física deve ser feita pelo aplicativo do FGC. 

No aplicativo do FGC, você pode conferir as instituições em regime especial decretado pelo Banco Central e se já é possível solicitar o pagamento de garantia, além de receber notificações para acompanhar o seu pedido.

Etapa 1 - Baixe o app e faça seu cadastro

O primeiro passo é baixar o app FGC na sua loja de aplicativos e fazer o seu cadastro. 

Etapa 2 - Solicite o pagamento de garantia

Depois que o FGC receber a lista de pessoas credoras, é necessário solicitar o pedido do pagamento de garantia.
Solicitações para menores de idade e credores falecidos

Nesses casos, o pedido de garantia deve ser feito pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br, enviando as informações e documentações abaixo.

 

Após a análise da documentação, o(s) solicitante(s) serão notificados por e-mail para completar a solicitação pelo aplicativo.

Menor de idade

A solicitação deve conter:

  • nome completo do credor e CPF (menor de idade);
  • instituição financeira em que possuía aplicação financeira;
  • nome completo e CPF (representante legal).

 Adicionalmente, anexe os documentos que comprovem a representação do menor de idade, considerando:

  • cópia do documento de identidade (com CPF) do credor menor de idade ou, em sua ausência, cópia da Certidão de Nascimento; e
  • cópia do documento de identidade (com CPF) do representante legal; ou
  • documento que comprove a emancipação do credor (se aplicável).

A solicitação de garantia deverá ser realizada pelo representante legal do menor e no campo "assunto" do e-mail indicar "NOME DO CREDOR - SOLICITAÇÃO DE GARANTIA PARA MENOR DE IDADE".


O pagamento será realizado em uma conta de titularidade do credor menor de idade.

Espólio

A solicitação deve conter:

  • nome completo do credor falecido(a) e CPF;
  • instituição financeira em que possuía aplicação financeira;
  • nome completo e CPF do(s) herdeiro(s).

Adicionalmente, anexe os documentos que demonstrem a partilha, considerando:

  • atestado de óbito;
  • o inventário com formal de partilha (escritura pública ou sentença homologatória), pois o pagamento será feito diretamente ao herdeiro no quinhão que lhe é devido conforme o formal de partilha;
  • documento de identidade do(s) herdeiro(s) com CPF;
  • em caso de inventário não concluído, o inventariante poderá solicitar ao Juiz para abrir uma conta judicial e uma ordem para depósito, informação que deverá ser encaminhada ao FGC para pagamento da garantia em juízo.

A solicitação de garantia deverá ser realizada pelo inventariante e no campo "assunto" do e-mail indicar "NOME DO CREDOR - SOLICITAÇÃO DE ESPÒLIO".

O pagamento será realizado em uma conta de titularidade do(s) herdeiro(s).

Confira aqui mais informações.

Pagamento para Pessoa Jurídica (PJ)

Para empresas credoras, a pessoa responsável deve pedir a garantia pelo Portal Investidor. 

O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança, de mesmo CNPJ, em nome da empresa.

Etapa 1 - Fazer o cadastro no Portal do Investidor

O solicitante deverá realizar o cadastro da empresa no Portal do Investidor.

Etapa 2 - Cadastrar os representantes

Depois que o FGC receber a lista de pessoas credoras, é necessário completar o pedido do pagamento de garantia. Acompanhe o processo em nosso site e redes socias.

Pagamento de garantia do DPGE

A solicitação da Garantia Especial (credores titulares de Depósitos a Prazo com Garantia Especial - DPGE) é realizada pelo site do FGC (quando uma associada é liquidada, o link é disponibilizado para o pedido especial).

 

O titular (CPF/CNPJ) deverá preencher o formulário e receberá as orientações para enviar a documentação necessária.

 

Após a validação de poderes de representação, o termo de sub-rogação e a carta para transferência do ativo na registradora (B3) serão assinados e o pagamento realizado na conta de titularidade do credor.

Pagamentos de garantia

Tutorial: como usar o app

Baixe o app e faça seu cadastro para pedir o pagamento de garantia

O primeiro passo é baixar o app e fazer o seu cadastro. Assim que a lista de credores for enviada pela instituição, iniciaremos o processo de pagamento.